É possível higienizar a casa sem prejudicar a saúde

Data: 18/02/2019

Você já deve ter encontrado notícias falando sobre os riscos dos produtos de limpeza à saúde e ao ambiente, certo? Acontece que muitas fórmulas chegam ao mercado com o intuito de limpar e perfumar nossas casas, mas seus componentes acabam afetando o equilíbrio da natureza e, muitas vezes, colocando nosso bem-estar em risco.

Quanto à saúde, existem os riscos de intoxicação (especialmente em crianças e PETs), além do fato de que os resíduos escoam pelo ralo, vão para o esgoto e terminam nos rios e oceanos – ou seja, poluem o ambiente e, de uma forma ou de outra, os danos chegam à vida humana.

Não se assuste: é possível recorrer a fórmulas bem menos agressivas, ajudando a manter o equilíbrio da fauna, da flora, das águas e, claro, da nossa saúde. Conheça algumas medidas que você pode começar hoje para cuidar das vidas no planeta:
 
Aposte no bicarbonato de sódio
Um dos ingredientes mais versáteis, eficientes e econômicos é o bicarbonato de sódio (NaHCO3), um tipo de sal altamente solúvel em água e que auxilia na redução de alcalinidade e acidez. Ele é um curinga na limpeza ecologicamente correta, mas certifique-se de escolher uma marca de bicarbonato de sódio biodegradável.

Esse composto pode ser aplicado na limpeza de roupas, calçados, pisos, superfícies, alimentos (ajudando a retirar agrotóxicos das cascas dos alimentos), estofados, cosméticos entre outros. Confira duas receitas essenciais com bicarbonato de sódio para a limpeza da casa: “sabão em pó econômico e natural” e “Cinco maneiras de usar bicarbonato de sódio na limpeza da casa”.
 
O poder do limão e do vinagre
Limão e vinagre de álcool são super fáceis de encontrar, baratos e com usos incríveis na limpeza da casa (em muitas receitas você pode combina-los ao bicarbonato de sódio e criar fórmulas muito eficientes). Mas fica a dica: cuidado com a exposição ao sol, pois podem provocar manchas e queimaduras na pele. Sendo assim, sempre lave bem as mãos após usar produtos de limpeza caseiros à base de limão ou vinagre.
 
Seja consciente
Vale sempre lembrar que o futuro do planeta depende das nossas escolhas – tanto cidadãos quanto grandes indústrias. Juntos, podemos nos esforçar para reduzir os impactos à saúde e ao ambiente. Que tal começar com técnicas e produtos de limpeza mais ecológicos?

Não esqueça: por precaução, utilize luvas durante a faxina.