Limpe a casa com produtos naturais

Data: 11/02/2019

Existe um movimento cada vez mais forte de blogueiros, youtubers, influencers e pessoas em geral em prol da sustentabilidade. A pauta não se limita às atitudes sustentáveis de grandes corporações – portanto, também engloba o estímulo a práticas ecologicamente responsáveis no nosso dia a dia. Seguindo essa perspectiva, o blog Tio Bonato apresenta três receitas de produtos de limpeza naturais para você preparar em casa e diminuir o consumo de desinfetantes (a natureza e o seu bolso agradecem).
 
Limpezas gerais
Você só precisa de um frasco, 250 ml de água morna e quatro colheres de sopa de bicarbonato de sódio para criar um ‘limpa tudo’ curinga. Ideal para higienizar a bancada e os armários da cozinha, além do interior da geladeira. Bom lembrar que esse ingrediente é excelente para clarear prata e inox.
 
Vidros e louças delicadas
Se você analisar, existe um produto para cada tipo de limpeza nos grandes supermercados. São gôndolas e mais gôndolas repletas de marcas e opções para todos os orçamentos. Mas que tal preparar seu próprio limpa vidros? A fórmula é: 2 xícaras de água; ½ xícara de vinagre branco; ¼ xícara de álcool 70%; 1 ou 2 gotas de essência (opcional).

Misture tudo dentro de um borrifador e aplique nas superfícies de vidro (mesas, portas de armários e janelas) com papel toalha ou pano limpo e bem macio. Esfregue com cuidados e, se precisar, termine passando apenas um pano seco limpo.
 
Metais
Finalmente você vai descobrir como deixar maçanetas, ganchos e acessórios de latão reluzentes: misture vinagre branco ou (suco de limão) e sal refinado. Mergulhe a esponja no vinagre e solte um pouquinho de sal por cima. Em seguida, passe com delicadeza na superfície que precisa ser higienizada. Ao final, lave com bastante água limpa e seque imediatamente com um pano.