Fórmulas caseiras para limpar objetos de prata

Data: 04/02/2019

Um dos metais mais bonitos e utilizados, a prata serve como matéria-prima para objetos diversos – como objetos de decoração, talheres, joias, entre outros. Mas a beleza do material vai se deteriorando com o passar dos anos, apresentando pequenas manchas (é um processo natural chamado oxidação).
Se você possui ou conhece alguém que tem itens de prata e as peças aparentam estar escurecidas, saiba que está na hora de limpa-las – e isso pode ser feito em casa, com receitas simples e econômicas. Conheça as fórmulas:
 
Talheres reluzentes
Dentro de uma panela, junte 200ml de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e os talheres que serão higienizados. Quando ferver, desligue o fogo e deixe de molho até a água amornar. Retire os objetos e seque-os com uma toalha macia.
 
Objetos variados 1.0
Você sabia que existe uma técnica para clarear objetos de prata usando papel alumínio? Funciona assim: em uma panela de metal, coloque os objetos de prata e cubra-os com bicarbonato de sódio. Na sequência, amasse pedacinhos de papel alumínio e adicione ao recipiente. Cubra com água fervente e, após alguns minutos, retire, enxague, seque e guarde.
 
Objetos variados 2.0
Outro método eficiente para higienizar itens de prata é colocar 1 litro de água, 3 colheres de sopa de sal e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Em seguida, basta inserir um pedaço pequeno de papel alumínio (dentro d’água) e acrescentar os objetos de prata. Após alguns minutos de molho, retire-os, lave com água corrente e seque.
 
Só um brilho extra
Às vezes a gente só quer dar aquela dose de brilho extra nos itens de prata, né? Como um brinco, uma corrente ou uma travessa. Para isso, aqueça a água com um pouco de sabão de coco (fórmula que seja mais natural, não apenas essência) e adicione os objetos que deseja limpar. Deixe agir por mais ou menos 15 minutos, enxágue com água corrente e seque.