Como tirar manchas de tecidos

Data: 21/01/2019

Por mais cuidadoso que a gente seja com a conservação de tecidos – tanto de roupas quanto de móveis e acessórios da casa – sempre pode ocorrer um imprevisto por nossa parte, dos PETs ou de alguma visita. Vez ou outra podem surgir manchas dos mais variados tipos no sofá, no tapete e nas roupas, mas existem truques caseiros que nos ajudam a resolver esses problemas com agilidade e eficiência. Aprenda a remover as quatro manchas mais comuns em tecidos:
 
Chocolate
Aquelas maratonas de série no final de semana pedem delícias como chocolate, certo? Mas é bastante comum de cair algum farelo na coberta, no sofá ou na roupa. Se isso ocorrer em tecido branco, você pode utilizar um pouco de bicarbonato sobre a mancha e esfregar com cuidado. Outra opção, para dar um plus na remoção da mancha e limpar toda a peça, é acrescentar ½ copo para cada 5kg de roupas na máquina, diretamente na água. Deixe que ela complete seu ciclo normalmente e tenha tecidos brancos bem limpinhos.
Caso seja um tecido escuro ou colorido, algumas donas de casa recomendam colocar água com gás na área manchada, deixando agir por 20 minutos e lavar logo em seguida.
 
Café
Você terminou uma boa refeição e decidiu encerrar com um cafezinho, mas foi surpreendido com uma mancha na roupa ou no tapete? Cubra a mancha com água fria antes que a bebida seque. Em um recipiente, misture 50 ml de álcool para limpeza, 50 ml de vinagre de álcool e 100 ml de água. Utilize uma escova molhada nesse líquido para esfregar o local até que ela esteja diluída (menos intensa). Quando a marca de café sumir, use papel toalha ou pano seco para secar a superfície.
 
Sangue
Manchas de sangue são as mais imprevisíveis e, muitas vezes, terror das donas de casa. Mas não é motivo para pânico. Saiba o que fazer:
Em uma vasilha, misture uma dose de detergente para louças com cinco partes de água limpa. Mergulhe um cotonete nesse líquido e passe levemente sobre a mancha. Na sequência, pressione uma folha de papel toalha em cima da superfície molhada até que ela fique quase seca. Repita o procedimento algumas vezes até o papel toalha absorver todo o sangue da mancha.
 
Mofo
Quando você menos espera, surge uma macha de mofo em algum item de tecido. Se for uma roupa de tecido branco, prepare uma mistura com 100 ml de água sanitária dissolvida em 5 litros de água. Mergulhe o tecido por 15 minutos e lave na máquina logo em seguida. Deixe secar bem.
 
Para peças escuras ou coloridas o truque é diferente: basta esfregar a mancha de mofo com um pano embebido no vinagre de álcool. Se não for suficiente para remover, deixe a peça de molho por 20 minutos em água com vinagre e, na sequência, complete a higienização na máquina de lavar roupas.
Em caso de tecido muito sensível, como seda e cetim, esquente um pouco de leite puro e aplique sobre a mancha de bolor. Espere agir por cerca de 30 minutos e depois lave normalmente.
Também há aquelas manchas antigas, pois a peça não é comumente usada no dia a dia. Quando isso acontecer, o bicarbonato de sódio será seu melhor amigo. Em um litro de água quente, dissolva uma colher de sopa de bicarbonato de sódio (prefira um produto com granulação certa para higiene) e deixe de molho na mistura até a água esfriar. Se for necessário mais líquido por causa do tamanho da peça, aumente a receita mantendo a mesma proporção. Após, leve à máquina de lavar.
 
Gostou das dicas para tirar manchas de tecidos? Experimente e compartilhe suas impressões com a gente nos comentários!