Usos do bicarbonato de sódio na higiene do banheiro

Data: 14/01/2019

Não existe melhor sensação do que chegar em casa no final do dia e tomar um banho relaxante para sentir a pele fresca e os cabelos perfumados. Mas, para os momentos de descanso e higiene pessoal serem completos, o ideal é que tanto a estrutura do cômodo quanto os utensílios estejam limpos. Para que tudo esteja em ordem não é preciso gastar uma fortuna com diversos desinfetantes – é possível recorrer a uma solução econômica e eficiente: aderir ao uso do bicarbonato de sódio na rotina de higienização. Não sabia desse truque? Confira as principais aplicações desse ingrediente no banheiro:
 
Desodorizar ralos
Um dos fatores responsáveis pelo surgimento de ‘mosquinhas de banheiro’ é a falta de higiene nos ralos. Para resolver esse problema e remover maus odores, a dica é remover a grelha do ralo e polvilhar uma quantidade generosa bicarbonato de sódio (com granulação própria para limpeza). Depois, tampe o ralo e não escoe água por no mínimo 1 hora. Repita essa técnica a cada 15 dias para desengordurar o ralo, soltar resíduos orgânicos de cabelos e eliminar cheiros desagradáveis causados por bactérias – isso tudo sem prejudicar o ambiente, pois esse é um composto biodegradável.
 
‘Renovar’ cortinas
É bastante simples limpar e desinfetar a cortina do box do chuveiro utilizando bicarbonato de sódio – basta aplicar o produto diretamente em uma esponja limpa e úmida, esfregando a superfície com delicadeza. Se precisar de uma higiene profunda, repita o procedimento. As cortinas ficam tão limpinhas que parecem novas.
 
Limpar superfícies...
Para uma limpeza segura e eficaz de banheiras, pias, rejuntes e azulejos, polvilhe bicarbonato de sódio na parte macia de uma esponja levemente úmida. Esfregue delicadamente e enxágue em seguida. Escolha uma marca confiável.
 
... E utensílios
A receita para higienizar utensílios como escovas, pentes de cabelo, pincéis e esponjas de maquiagem é fácil e econômica: você só precisa adicionar 1 colher de bicarbonato de sódio em um recipiente com água morna e deixar os utensílios imersos por 1 a 2 horas. Enxague e deixe secar.
 
Acabe com mofos
Alguns produtos para remover mofo de superfícies têm cheiro muito forte e podem até causar alergia. Substitua essas químicas fortes com bicarbonato de sódio. Como fazer: passe um pano úmido com o produto Brilhato, da Tio Bonato, esfregando a superfície mofada. Logo após, remova com um pano seco.
 
Leia também:
- Como higienizar a esponja
- O que é bicarbonato de sódio