Como reduzir o consumo de agrotóxicos no dia a dia

Data: 03/12/2018

Mesmo que a sociedade atual estimule um ritmo de vida acelerado, percebe-se que as pessoas buscam modos de equilibrar a rotina agitada. Para isso, muitos optam pela prática de exercícios (para liberar energias) e consumo de cosméticos, medicamentos e alimentos mais naturais (para cuidar do corpo). Pensando nesse cenário, este conteúdo reúne dicas para ajudá-lo a reduzir o consumo de agrotóxicos nos alimentos ingeridos diariamente. Saiba como rever hábitos:
 
Orgânicos nos supermercados
Muitos estudam apontam, ao longo dos anos, o grande consumo de alimentos com agrotóxicos pode desencadear doenças como câncer. Na contramão da grande agroindústria, produtores e consumidores têm apostado nos alimentos orgânicos – tanto que eles são cada vez mais comuns nas gôndolas de grandes supermercados. Procure essas seções e compare preços, substituindo tudo o que for possível caber em seu orçamento.
 
Empórios
Para quem prefere evitar grandes lojas, os empórios são ótimas opções para encontrar alimentos sem agrotóxicos (em alguns há até mesmo cosméticos). Outra vantagem deste tipo de estabelecimento é a proximidade do cliente com o gestor, facilitando a encomenda de produtos específicos.
 
Feiras
Está com tempo livre? Que tal aproveitar o final de semana e ir a uma feirinha orgânica pela manhã? Lá você encontra diversos alimentos orgânicos e com preços mais competitivos do que em lojas convencionais. Bônus: ainda pode conversar com os produtores, trocar experiências, aprender sobre alimentos/receitas e, quem sabe, marcar uma visita à propriedade para conhecer o trabalho de perto.


 
Remova agrotóxicos
Infelizmente os preços dos alimentos livres de agrotóxicos ainda são salgados no Brasil, mas é possível remover essas substâncias dos alimentos: o bicarbonato de sódio consegue retirar até 96% dos agrotóxicos presentes nas cascas das frutas, mantendo propriedades importantes, como fibras e vitaminas. Aprenda:
 
Como remover agrotóxicos dos alimentos
- Lave bem os alimentos com água corrente
- Numa vasilha ou bacia, deixe-os de molho por mais ou menos 40 minutos em uma solução com esta proporção: duas colheres de sopa do produto à base de bicarbonato de sódio para cada litro de água. Nesse processo, quase todos os resíduos (como pesticidas e fungicidas) são removidos.
*Importante: utilize bicarbonato com a granulação ideal, preferindo uma marca séria e responsável.
 
Leia também:
- Intoxicação por produtos de limpeza: como evitar?
- Como funciona o ciclo de tratamento da água