Práticas sustentáveis no ambiente corporativo

Data: 05/11/2018

A adoção de práticas sustentáveis é possível em todos os cenários: desde o dia a dia em casa até a rotina em grandes indústrias, afinal, o cuidado com o ambiente deve ser mantido por todos. Mas também devemos lembrar do cenário corporativo: engana-se quem pensa que não é possível ser eco-friendly na empresa. Conheça atitudes simples que a equipe pode começar agora e reduzir os impactos à natureza:

Copos descartáveis? Nem pensar!
Os colaboradores devem ser incentivados a não utilizar copos, pratos, talheres e outros utensílios descartáveis, pois geram um grande volume de lixo. O ideal é que a equipe esteja em sintonia nesse cuidado, mas, se necessário, deixe alguém encarregado de manter alternativas disponíveis e manter tudo em ordem. Incentive o grupo a usar canecas/copos/squeezes laváveis – a empresa com certeza será mais sustentável ecológica e financeiramente.

É hora de economizar energia elétrica, água e papel
Pensem duas vezes antes de realizar alguma impressão (além de papel, você gasta tinta e energia elétrica – muitas vezes para alguma anotação desnecessária). Se a conta de água está vindo alta, coloque um lembrete para cuidar o consumo próximo à torneira. Além disso, avalie a possibilidade de instalar torneiras com acionamento automático por aproximação ou temporizador. Quanto ao gasto com energia elétrica, desliguem todos os equipamentos ao final do expediente, prefiram lâmpadas de LED e procurem aproveitar a iluminação natural durante as horas de sol.

Recicle sempre que possível
Sabe aquela página impressa por engano ou que deu erro? Ela pode, ou melhor, deve ser reutilizada. Uma das ideias mais simples e úteis é recortar a folha em quatro pedaços para fazer anotações com recados do dia a dia (desde que não seja um documento confidencial, claro). Mas a reciclagem pode ir além, então procure alguma empresa que faça coleta para realizar algum tipo de parceria baseada nos principais descartes do seu escritório. O ambiente e a economia agradecem.

Equipamentos econômicos
Priorize uma estrutura com equipamentos econômicos. Ar-condicionado, refrigerador, impressora, computadores, televisores e outros equipamentos com menor consumo de energia trazem uma grande diferença na conta ao final do mês.

Transporte coletivo
Algumas pessoas se locomovem para o trabalho sozinhas dentro de um automóvel, mas veja as desvantagens quando isso acontece: poluição do ar, despesa com combustível, estresse, lentidão na mobilidade urbana. Em alguns casos é o único jeito possível, mas você pode estimular a equipe a organizar grupos de carona ou utilizar transporte público (ônibus, metrô). Outra alternativa é o uso de bicicleta – para apoiar, garanta que os funcionários tenham onde deixar as bikes em segurança.

Treinamentos fazem a diferença
 Ao menos uma vez no ano, realize treinamentos sobre sustentabilidade para toda a equipe, desde os novatos até os veteranos. É sempre válido estar atualizado sobre conhecimentos, práticas e panoramas.

LEIA TAMBÉM:
- Dicas para manter a casa limpa o ano todo
- Agenda 21 e a construção de uma sociedade sustentável