Dicas para manter a casa limpa o ano todo

Data: 15/10/2018

“Otimização de tempo” é um conceito que interessa todo mundo, afinal, sempre gostamos quando sobra um tempinho livre para realizar atividades de lazer. Por isso, as tarefas do dia a dia precisam ser otimizadas para que sua rotina não seja muito cansativa. Conheça alguns truques para criar um cronograma e manter a casa sempre limpa e organizada:

SEMANAL
Toalhas de banho e roupas de cama devem ser trocados semanalmente, pois tendem a ser ambiente de proliferação de micro-organismos. Inclua na sua programação de limpeza os cuidados com o piso: é necessário varrer, esfregar ou aspirar essa parte da casa pelo menos uma vez por semana, em todos os cômodos.

Pia, vaso sanitário e box são regiões do banheiro que também merecem atenção especial com mais frequência. Procure manter o padrão de higieniza-los de duas a três vezes na semana, especialmente o vaso sanitário.

MENSAL
Algumas pessoas se preocupam em limpar as janelas semanalmente, mas isso não é necessário – apenas desgastante. Os vidros até podem ser higienizados quinzenalmente, mas rodapés e persianas, por exemplo, se mantêm limpos por cerca de 30 dias, intervalo ideal entre uma faxina e outra.

Quantos aos cuidados mensais do banheiro, vale investir em uma faxina pesada uma vez por mês, esfregando cada cantinho e rejunte do cômodo (saiba como higienizar azulejos e pisos de cerâmica usando bicarbonato de sódio).

Geladeira, luminárias, forno da cozinha, colchões e filtro do ar-condicionado entram na lista de itens que podem ser limpos a cada 30 dias (exceto em casos de muita sujeira).

ANUAL
Especialistas dizem que cortinas, tapetes, sofá, poltronas, cobertores e almofadas precisam de lavagem e/ou higienização pelo menos uma vez por ano. Dica: organize-se para realizar essa limpeza a cada seis meses.

Viu como é fácil criar um cronograma anual de limpeza da casa? Agora você pode se organizar melhor e curtir mais tempo livre para se divertir.