Máscaras naturais para o rosto

Data: 09/07/2018

 
A face é a região do nosso corpo que recebe maior exposição solar, além de aplicarmos produtos como protetor e maquiagem. Somados, esses fatores podem desencadear situações como acne, manchas e ressecamento. Uma dica bastante simples e eficiente é recorrer ao uso de máscaras faciais com ingredientes caseiros, ajudando o tecido a se recompor. Confira quatro receitas que vão ajuda-lo a melhorar a pele do rosto:
 
ARGILA VERDE E ÓLEO DE MELALEUCA
O óleo essencial de melaleuca (também conhecido como tea tree) possui ação anti-inflamatória e antibacteriana, sendo bastante utilizado como adstringente para a pele – portanto, é ótimo para tratar a acne. Adicionado a uma máscara natural argila verde, resulta em um produto potente.
 
Ingredientes:
- Uma colher de sopa de argila verde
- Uma colher de sopa de água mineral ou filtrada
- Duas gotas de óleo essencial de melaleuca (tem que ser ‘puro’)
 
Preparo e aplicação:
Misture bem os ingredientes em um recipiente e aplique no rosto (lavado e seco) com movimentos circulares leves (ideal utilizar um pincel). Deixe a máscara agir por 20 minutos e enxágue bem. Seque com uma toalha macia. Se desejar, pode borrifar um pouco de água termal para finalizar.
 
ARGILA VERDE E ALOE VERA
Conhecida por suas propriedades terapêuticas para reduzir inflamações, vermelhidão e inchaços, a aloe vera (babosa) favorece a cicatrização da pele. Além disso, contém propriedades antibacterianas e calmantes – ótima para revitalizar a face.
 
Ingredientes:
- Uma colher de sopa de argila verde
- Uma colher de sopa de gel de babosa
 
Preparo e aplicação:
Primeiro lave o rosto com água e seque bem a pele. Depois, em um recipiente limpo, misture os ingredientes e espalhe pelo rosto. Após 20 minutos, enxague bem.
 
ARGILA E CHÁ VERDE
Ótimo antioxidante natural, o chá verde tem alto teor de ácido tânico. Por isso, é um ingrediente muito bom para reduzir inchaço e inflamação dos tecidos da pele – indicado para auxiliar no tratamento de acne.
 
Ingredientes:
- Uma colher de sopa de argila verde ou preta
- Duas colheres de sopa de chá verde bem concentrado
 
Preparo e aplicação:
Após misturar os ingredientes em um recipiente, aplique sobre a pele com um pincel. Deixe agir entre 15 e 20 minutos, enxaguando bem no final.
 
ARGILA E BICARBONATO DE SÓDIO
Um dos ingredientes mais versáteis para receitas caseiras, o bicarbonato de sódio pode ajudar a neutralizar os desequilíbrios do pH da pele, algo bastante comum em pessoas com acne. O excesso de oleosidade é causador de cravos especialmente na ‘zona T’ (tesa, nariz e queixo) – e o bicarbonato de sódio provoca leve esfoliação na pele.
 
Ingredientes:
- ½ colher de sopa de argila rosa
- ½ colher de sopa de bicarbonato de sódio
- Uma colher de sopa de água mineral ou filtrada
 
Preparo e aplicação:
Misture os ingredientes em um recipiente e passe na pele limpa (com um pincel ou com as mãos bem higienizadas), realizando movimentos circulares suaves. É preciso agir por 20 minutos. Após, lave bem a face e seque com uma toalha macia. Finalize com um hidratante oil free ou borrifando água termal.
 
Leia também:
- Óleo de coco para nutrir os cabelos
- Bicarbonato de sódio é aliado para tratar fungos nas unhas