Bicarbonato de sódio pode ser utilizado na higiene de pets

Data: 28/06/2018

 
Quem tem um animalzinho de estimação em casa sabe que é necessário dobrar os cuidados com a higiene do lar – especialmente com cães e gatos. Além de limpar diariamente os cômodos por onde o companheiro circula, é preciso mantê-lo com o pelo em dia, unhas aparadas e outras precauções para evitar mau cheiro, sujeira e doenças.
Mas, para muitas pessoas, levar o pequeno à pet shop/clínica veterinária todas as semanas pode ser uma despesa alta. Por isso, dicas de cuidados caseiros são sempre bem-vindas. Neste conteúdo você descobre como utilizar o bicarbonato de sódio na higiene de pets. Confira alguns usos:
 
Escovar os dentes
Quando um médico veterinário recomendar a escovação nos dentes do seu pet, você pode alternar a higiene entre um produto convencional e o bicarbonato de sódio, que remove muito bem a placa bacteriana e o tártaro.
 
Lavar o pelo
Assim como os humanos, os pets podem ter alergia a alguns componentes químicos. Isso acontece com marcas de shampoo. Há opções hipoalergênicas, mas geralmente elas têm alto custo. Sendo assim, conheça uma receita fácil e econômica à base de bicarbonato de sódio:
INGREDIENTES
Um litro de água
½ copo de vinagre de álcool
Uma colher (sopa) de bicarbonato sódio
 
PREPARO
Misture os ingredientes em uma vasilha. Umedeça um pano macio nesse líquido e passe no animalzinho. Na sequência, seque todo o pelo do seu pet, que ficará limpo e brilhoso.
 

Higienizar objetos
Para higienizar os objetos do seu pet, como brinquedos, mergulhe os itens em uma bacia com água morna e uma ou duas colheres de bicarbonato de sódio. Deixe-os por cerca de 15 minutos e seque-os.
 
Limpar o piso
Misture 40 ml de água, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio, uma colher de sopa de álcool e 40 ml de vinagre sem cheiro (adicione o vinagre aos poucos) – se desejar, acrescente um óleo essencial com a fragrância de sua preferência. Guarde dentro de um borrifador e umedeça as áreas que serão limpas. Esfregue com pano, enxágue com água limpa e deixe secar.
 
Leia também:
- Saiba como economizar detergente de louças e higienizar a esponja
- Óleo de coco para nutrir os cabelos