Afinal, o que é bicarbonato de sódio?

Data: 22/06/2018

 Os usos do bicarbonato de sódio são diversos, tornando esse composto químico cada vez mais comum no dia a dia de quem procura soluções práticas, econômicas e ecológicas para higiene pessoal e doméstica. Mas você sabe, afinal, o que é bicarbonato de sódio?
 
Em um breve contexto químico, vale saber que o bicarbonato de sódio é classificado como um sal altamente solúvel em água e que auxilia na redução de alcalinidade e acidez. Respondendo pela fórmula molecular NaHCO3, ele também é conhecido como hidrogenocarbonato de sódio ou carbonato ácido de sódio.
 
Como usar bicarbonato de sódio
Na indústria alimentícia, o composto está presente em muitas refeições ‘prontas’, como lasanhas, massas e outros pratos congelados. Mas o bicarbonato de sódio também é um ingrediente curinga para várias fórmulas caseiras com finalidade de culinária, limpeza, saúde e estética.
 
Na cozinha, funciona como fermento eficaz para receitas mais aeradas, porque ajuda a liberar o dióxido de carbono. Sendo assim, é comumente usado em receitas para facilitar a fermentação durante o cozimento. Na higiene pessoal, pode compor creme dental artesanal, desodorante e esfoliante. Na limpeza do lar, integra fórmulas de sabão em pó, desinfetante líquido e higiene concentrada de tecidos que precisam de um poder mais abrasivo. Além disso, ajuda a neutralizar odores em calçados, na geladeira e nos pets.
 
Dicas
* Para produzir seu próprio esfoliante, será necessário apenas uma colher de bicarbonato de sódio (cerca de 10g) e água morna. Confira essa e outras receitas no conteúdo “Receitas caseiras para tratar a pele”.
* Para remover odores da geladeira, basta adquirir um produto à base de bicarbonato com a granulação específica para esse uso, mantendo o eletrodoméstico livre de mau cheiro por cerca de 30 dias. Saiba mais.
* Quando precisar de um suave clareamento nos dentes, misture um pouco de bicarbonato de sódio no creme dental e escove normalmente. Mas atenção: não exagere no uso – o ideal é uma vez a cada 10 dias.
 
Gostou do conteúdo? Aproveite para ler estes:
- Saiba como remover agrotóxicos dos alimentos
- Faça você mesmo: sabão em pó econômico e natural
- Cinco maneiras de usar bicarbonato de sódio na limpeza da casa